Composta por um grupo de freqüentadores do Horto Florestal, que se uniram há mais de 15 anos com o objetivo de implantar em suas rotinas mais qualidade de vida e conscientizar as pessoas sobre a importancia da prática de esportes. O Grupo participa regularmente de corridas de rua e promove caminhadas inclusive no Horto Florestal. Além de divulgar para aos demais usuários do Parque a importância da prática de atividades físicas e incentivar as pessoas a frequentarem o local, a Turma do Horto também organiza passeios e viagens ecológicas por todo o país. O coordenador da Turma, Rubens Vaz Júnior (Binho), conta que o objetivo inicial do grupo era se encontrar nos finais de semana para realizarem as atividades juntos, além da companhia ser um diferencial para a prática de exercícios, esse encontro motivava cada vez mais os integrantes a buscar novos desafios. E foi a cumplicidade entre essas pessoas que fez o número de participantes ser cada vez maior.

Hoje, a Turma do Horto tem aproximadamente 300 integrantes cadastrados e conta com uma estrutura diferenciada. Ela é formada por pessoas das mais diversas faixas etárias que buscam atividades inovadoras e saudáveis de lazer. São corridas, caminhadas, passeios e viagens ecológicas organizadas com intuito de combater o sedentarismo, a obesidade e outros males tão comuns atualmente. A experiência adquirida ao longo dos anos fez a Turma do Horto se tornar referência na organização e condução de caminhadas, corridas e passeios recreativos na zona norte de São Paulo. Ao incentivar a prática de atividade física e o contato direto com a natureza, a Turma do Horto qualifica o relacionamento entre as pessoas e expande seu objetivo principal: viver com qualidade de vida. Independente de onde você mora e da sua idade, faça parte dessa Turma! Conheça locais fantásticos e pessoas maravilhosas.

SAIBA COMO FAZER PARTE

  • Efetuamos inscrições para as corridas de rua e caminhadas, independente do local ou entidade responsável pela organização.
  • Retiramos os kits para todos os cadastrados.
  • Fretamos transporte para facilitar o seu acesso aos eventos, independente do local de realização.
  • Para os eventos de turismo esportivo contratamos ônibus padrão turismo, providenciamos hospedagem, realizamos a inscrição, retiramos e entregamos o kit antecipadamente.

Ser um membro da Equipe de Corrida da Turma do Horto só depende de você! Com um grupo de profissionais especializados e capacitados a Turma do Horto oferece todo suporte em corridas e caminhadas. Você não terá mais que se preocupar com inscrições e retiradas de kits, a Turma do Horto faz isso para você! Com uma tenda personalizada, a Turma oferece acomodação para os atletas e seus acompanhantes, frutas, lanche, isotônico e água para todos os participantes cadastrados.

CONHEÇA NOSSOS PARQUES

Poucas pessoas que freqüentam ou já ouviram falar do Horto Florestal conhecem a sua importância histórica. Localizado na base da serra da Cantareira, o nome oficial do Parque é PARQUE ESTADUAL ALBERTO LÖFGREN e teve sua origem no século passado,quando desapropriaram a fazenda cafeeira Engenho da Pedra Branca, em 1896. A desapropriação foi realizada para instalação do Horto Botânico que se tornou a base para criação do Serviço Florestal do Estado, hoje instituto Florestal. O órgão é vinculado á secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo.

O Horto Florestal é um importante espaço para lazer , ecologia e cultura . O Parque ocupa uma área de 174 hectares dos quais 32 hectares são destinados ao uso público. Áreas para piquenique, parquinho infantil, pista para caminhada e Cooper, equipamento para ginástica e outros atrativos.

O Parque Estadual da Cantareira fica ao lado do Horto Florestal e possui uma das maiores áreas de mata tropical nativa do mundo. Com uma variedade incrível de espécies vegetais e animais ameaçados de extinção, o Parque oferece também uma vista linda da cidade de São Paulo. Seus 7.900 hectares são formados por remanescentes de Mata Atlântica e os visitantes podem, além de desfrutar do contato direto com a natureza, contemplar diversas espécies animais como o bugio, o gato-do-mato e a jaguatirica.

Entre as espécies vegetais presentes no Parque estão a imbuia, a canela-preta e a canela-sassafrás. O setor sul do Parque foi declarado pela UNESCO como parte da reserva da Biosfera do cinturão verde de São Paulo em outubro de 1992. O Parque Estadual Serra da Cantareira possui 3 núcleos abertos para visitação: o Núcleo Pedra Grande – o primeiro aberto ao público (1989) com três trilhas (Trilha das Figueiras com 1.200m de percurso variando de suave à íngreme, Trilha da Bica com 1.500 m de percurso suave e Trilha da Pedra Grande, com 9.500 metros ). Aproveite e conheça uma das maiores florestas urbanas nativas do mundo!