Caminhada pela estrada velha de Santos – SP
Venha compartilhar conosco de momentos inesquecíveis dentro desse patrimônio histórico e cultural situada no Parque Estadual da Serra do Mar, com uma maravilhosa paisagem que corta a Mata Atlântica em plena Serra do Mar e suas construções  centenárias. Hoje com a proibição da circulação de veículos, conseguimos testemunhar a beleza do local e suas atrações centenárias caminhando.

SAÍDA  04/Fevereiro de 2018 – Domingo
Local de Saída 1
Tremembé: Portão Principal do Horto as – 07h
Local de Saída 2 Parada inglesa: Estação Parada Inglesa do metrô – 7:20h
Local de Saída 3
Santana: Av. Cruzeiro do Sul, 3.347 (em frente a Drogaria Campeã) – 7:45h
RETORNO 04/Fevereiro de 2018 – Domingo ás 16h

Informações importantes para caminhada

DADOS  O QUE LEVAR
Termino: Cubatão/SP – Vestir roupas leves e tênis apropriado para caminhada.
Início: Riacho Grande – Mochila pequena e confortável, para transportar água e frutas, pois no local não encontraremos a comercialização de qualquer tipo de produto.
Extensão: Cerca de 9km
 Tempo de Percurso: 3h a 4h
 Obs.: Considerando tempo de parada nos pontos turísticos/monumentos liberados para a visitação. Sugestão: Levar chinelo para uso após caminhada.
Na maior parte do tempo caminharemos em descida íngreme, depois teremos mais 2km de caminhada em terreno plano. Grau de dificuldade: Moderado

 

PROGRAMAÇÃO DOMINGO

1

9h

Horário previsto para chegarmos no Polo Ecológico Caminhos dos Mar.
2

9h15

Início do alongamento e distribuição de lanches, água para hidratação e frutas. 
3

9h30

Início da descida até Cubatão, na companhia de um monitor ambiental, cuja função será orientar, ditar o ritmo da caminhada, bem como explicar o significado dos monumentos históricos do trajeto.

observações:

  • Descida realizada pela antiga pista, ou seja, não entraremos a mata, percurso esse de 9km até Cubatão. 
  •  Chegada em Cubatão, previsto para às 13h considerando o tempo de parada para descanso e visita aos monumentos. 
  • Ao chegarmos em Cubatão, encontraremos banheiros e uma área apropriada para descanso. 
4

13h30

Embarque no veículo fretado com destino ao restaurante selecionado para almoço, localizado no bairro do Riacho Grande, especializado em frutos do mar: www.restaurantepraiano.com.br
observações:
  • Despesas não inclusas no pacote. 
  • Ao desembarcarmos no restaurante, contamos com a compreensão e colaboração dos participantes, pois o local não reserva mesas. 
5

16h

Início do retorno para São Paulo.
5

17h30

Horário previsto para chegada em São Paulo.

ESTRADA VELHA DE SANTOS

Situada dentro do Parque Estadual da Serra do Mar entre duas importantes regiões metropolitanas a de São Paulo e da Baixada Santista, com destaque para maravilhosa paisagem que corta a Mata Atlântica em plena Serra do Mar e as construções centenárias que marcam o caminho percorrido por Dom Pedro I antes de proclamar a independência, são o grande atrativo deste roteiro. 

A antiga estrada de Santos – um dia chamada de Estrada da Maioridade – é um pedaço importante da história brasileira e de São Paulo, abrigando um acervo histórico cultural, além de arrojadas obras de engenharia datadas da primeira metade do século XX. 

Ali estão distribuídos nove monumentos, sendo oito construídos em 1922 em comemoração ao centenário da independência do Brasil. O mais antigo, a Calçada do Lorena, construído em 1792, é uma via pavimentada com pedras, que aproveitou o traçado de uma antiga trilha utilizada por índios que carregavam mercadorias do planalto paulista para o litoral. 

O Caminho do Mar e seus Monumentos são tombados desde 1972 como “Patrimônio Histórico”. Do ponto de vista tecnológico, além da própria construção da estrada, temos a estrutura do complexo hidroenergético da Usina Henry Borden, construções do início dos anos 1920. Toda região está inserida na mata atlântica, declarada pela UNESCO como Reserva da Biosfera, patrimônio da humanidade.

 PACOTES INDIVIDUAIS

Importante: Independente da opção abaixo escolhida, os valores são individuais.


Oferecemos:
Transporte rodoviário fretado, pagamento da taxa de acesso nas dependência do polo ecológico caminho do mar, contratação de monitores ambientais, frutas, lanches e água para hidratação.

PAGAMENTO A  VISTA: Poderá ser realizado através de depósito bancário ou pessoalmente  em nossa sede. Obs: Os dados bancários para deposito , serão informados imediatamente após o recebimento da ficha da compra do pacote .
PAGAMENTO PARCELADO: Poderá ser  realizado através de depósito bancário ou cheque pré datado, conforme orientações abaixo:   
 DEPÓSITO BANCÁRIO:Para todos que se comprometerem  a quitar o valor  total do pacote até dois dias antes da viagem.
CHEQUE PRÉ DATADOS: O primeiro cheque no ato da reserva e  o restante conforme data e prazo definida entre as partes, a contar da data da reserva.


COMPRADOR



ACOMPANHANTES: