O que é o Certificado Digital SSL?

O SSL ou Secure Sockets Layer é um protocolo de segurança que foi criado pela Netscape e que se tornou padrão internacional para troca de informações sigilosas na Internet.

A tecnologia SSL foi incorporada em todos os navegadores populares e funciona automaticamente quando um usuário se conecta a um servidor habilitado para o protocolo. É fácil saber quando um servidor o usa, pois sua URL iniciará com https. O “s” significa “Secure”.

Quando o navegador que você utiliza se conecta a um servidor SSL, ele automaticamente pedirá ao servidor um certificado digital da Autoridade Certificadora (CA). Ela autentica a identidade do servidor para garantir que você não enviará dados sigilos para um hacker ou um site falso. Porém, se houver uma falha com a Autoridade Certificadora, o seu navegador irá abrir uma janela para informá-lo sobre o problema que encontrou, dando-lhe a escolha de terminar a sessão ou continuar sob o seu próprio risco.

Se tudo acontecer conforme o esperado, o seu navegador irá automaticamente criptografar todas as informações que você envia para o site antes de deixar o seu computador. Quando as informações chegam a um servidor seguro, elas são decifradas usando uma chave secreta. Se o servidor envia informações de volta para você, essas informações também são criptografadas pelo servidor antes de serem enviadas. Seu navegador irá decifrá-las automaticamente no momento em que receber essas informações.

Para aqueles que utilizam um servidor seguro, também será possível, por exemplo, autenticar os clientes que se conectam para garantir que a pessoa não está tentando se passar por alguém que tenha acesso restrito ao site, outra característica da tecnologia SSL é a capacidade de autenticar os dados de modo que um intercessor não possa substituir por outros falsos sem serem detectados.

Embora o SSL faça um intercâmbio on-line de informações sigilosas seguras, não se pode garantir que as informações continuarão a serem mantidas em segurança uma vez que estejam no servidor. Para garantir que informações sigilosas sejam arquivadas se forma correta, você deverá ler as políticas de privacidade dos sites que confia suas informações. Não adianta confiar seus dados pessoais para o SSL, se os servidores não estejam vinculados por um acesso restrito e protocolos de segurança. Por isso, sempre é bom ler as políticas de privacidade dos sites antes de informar suas informações pessoais on-line.

Compartilhe!